História da Raça Staffbull
O Staffordshire Bull Terrier foi, tal como o nome indica, desenvolvido na região Inglesa de Stafforshire durante o início século XIX. Na sua ascendência conta com a mistura de terriers e bulldogs.
Sendo parte Terrier e parte Bulldog, a raça foi desenvolvida com o objectivo de participar nas várias lutas entre animais que floresciam na altura pelas ruas de Englaterra. Em arenas, eram colocados os cães e depois seleccionados os adversários. Os Bulldogs enfrentavam o touro, tentando imobilizá-lo através de dentadas e outras investidas. Os Terriers competiam entre si para tentar matar o maior número de roedores possível num determinado intervalo de tempo. Na altura, estas actividades eram legais e populares entre as várias classes. O Staffordshire Bull Terrier nasceu assim para poder desempenhar estes vários papéis.
Com a proibição destas actividades em 1835, a raça perdeu alguma popularidade, tornando-se animal de estimação, sobretudo das classes trabalhadoras da região. Seriam estas pessoas que iriam introduzir a raça nas exposições e inclusivamente escrever o seu estalão. Contudo, a proibição destas actividades contribuiu para o florescimento de outro “desporto de sangue”, mais barato e mais fácil de organizar, as lutas entre cães. Foi devido à continuada utilização do Stafforshire Bull Terrier em lutas ilegais, que o apuramento e reconhecimento da raça tornou-se numa tarefa difícil e longa. Foram precisos 100 anos, desde a proibição das lutas, para que a raça fosse aceite pelo Kennel Club, clube de canicultura inglês.
Quando exportado para os Estados Unidos da América, o Staffordshire Bull Terrier ganhou uma renovada popularidade que lhe valeu o reconhecimento pelo American Kennel Club em 1974. Do outro lado do Atlântico, o Staffordshire Bull Terrier tornou-se mais robusto e mais alto, dando origem ao American Staffordshire Terrier.
Actualmente, o Staffordshire Bull Terrier é bastante procurado no Reino Unido, sendo a quinta raça mais popular no país.
Em Portugal, a raça pertence à lista de cães potencialmente perigosos, o que obriga os donos a tomarem medidas especiais em relação aos seus animais.
- Read 4115 times